Trigo

Preços dos cereais devem continuar a subir

15 de Março – 2011

Os analistas do banco Rabobank acreditam que a escalada de preços nos cereais vai continuar. Entre outros fatores, a instabilidade no norte de África e os fracos níveis de stocks justificam esta subida. No caso do trigo, os preços alcançados superaram as previsões do Rabobank do início do ano.

As más condições meteorológicas em alguns países, a que acresceu a intervenção de alguns governos do norte de áfrica e Médio Oriente para a compra deste cereal justificam a tendência altista.

Apesar disso, as últimas previsões do departamento de agricultura norte-americano são mais otimistas, dado que a oferta mundial de trigo deve aumentar em cerca de quatro milhões de toneladas, como consequência de uma maior produção na Austrália, Argentina e Arábia Saudita, e um menor consumo na Rússia.

Quanto ao milho, a subida também foi significativa. O aumento da procura para produção de bioetanol, promovida pelos recentes aumentos do preço do petróleo, a juntar à campanha de má qualidade na América do Sul são as principais razões deste incremento.

O Rabobank também espera que a soja mantenha a tendência altista, devido aos efeitos de intempéries na Argentina.

As cotações do açúcar devem manter-se igualmente altas em consequência da incerteza na produção e nas exportações da Índia e devido às preocupações geradas pelo mau tempo na China e Austrália.

Fonte: http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=5673&bl=1