Custo de Produção

Preços do etanol em alta atraem usinas de volta às negociações, diz Cepea

Publicado em 07/08/2017

SÃO PAULO (Reuters) – Os preços do etanol anidro e hidratado no Estado de São Paulo, principal produtor do país, encerraram a semana passada com novos ganhos nas usinas, fechando em alta pela quarta semana consecutiva no caso do hidratado, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta segunda-feira.

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou em alta de 1,86 por cento ante a semana anterior, a 1,3885 real por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins).

No caso do anidro, o indicador Cepea/Esalq (sem PIS/Cofins) fechou a 1,5192 real por litro, alta de 0,39 por cento ante a semana anterior, registrando a segunda semana consecutiva de alta.

Segundo o Cepea, os preços firmes e a demanda aquecida nos principais Estados do centro-sul encorajaram usinas que estavam ausentes a retornarem às negociações do mercado spot. Outras unidades mais capitalizadas, no entanto, continuam produzindo e estocando no aguardo de preços melhores, indicou o Cepea.

Os preços firmes também foram notados no mercado futuro.

“Os valores dos ajustes na BM&FBovespa sinalizam novos aumentos para os próximos meses com a possibilidade de encerramento da safra no centro-sul mais cedo em comparação à última temporada”, afirmou o Cepea em nota.

(Por Laís Martins)

Fonte: Reuters