Laranja

Preço nesta safra de citros está abaixo do recebido na anterior

Os preços recebidos por produtores de laranja de São Paulo na colheita corrente (2011/12) continuam abaixo dos recebidos no ano passado em negociações tanto com a indústria quanto com o mercado de mesa

Cepea
Conforme dados do Cepea, no mercado doméstico da fruta fresca, a média parcial desta semana (segunda a quinta-feira) da pêra foi de R$ 10,06/cx de 40,8 kg na árvore, queda de 3,9% em relação à semana anterior. Em novembro de 2010, os preços da variedade se aproximavam de R$ 20,00/cx.

Quanto à safra da Flórida, estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que o estado deve produzir 147 milhões de caixas de laranja com 40,8 kg na safra 2011/12, volume 5% superior ao da temporada anterior (2010/11). Apesar do aumento da oferta e da redução do consumo de suco de laranja por parte dos norte-americanos, pesquisadores do setor estimam um ano lucrativo para produtores da Flórida, apoiados na perspectiva de que os baixos estoques mundiais podem manter firmes os preços do suco.

Nota: Apesar do avanço da safra, o número de negócios de laranja com a indústria na modalidade spot captado pelo Cepea tem sido insuficiente para a elaboração de médias de preços que atendam aos critérios metodológicos. Neste ano, muitas vendas para a indústria se baseiam no valor da LEC (Linha Especial de Crédito) acrescido de participação do preço internacional do suco – a ser definido no final da safra. Por esse motivo, a tabela ”Laranja Indústria” não tem sido atualizada.
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=preco_nesta_safra_de_citros_esta_abaixo_do_recebido_na_anterior&id=65340