Manejo

Pragas na Citrocultura

A Citricultura é uma das mais importantes atividades agrícolas do Brasil. Apesar da liderança brasileira nesta atividade, vários fatores interferem em seu crescimento, passando por problemas climáticos, de mercado e fitossanitários.

Dentre os principais problemas fitossanitários dos citros estão as pragas quarentenárias, tais como o cancro cítrico, a pinta-preta e o greening.  Esses, uma vez introduzidos, poderão ser disseminados rapidamente e os custos de produção serão grandemente aumentados.

A mosca negra dos citros é a única praga quarentenária presente no Estado do Pará, necessitando de Certificação Fitossanitária de Origem e Permissão de Trânsito Vegetal para partidas como destino a outros Estados.

A Instrução Normativa nº 52, de 20 se novembro de 2007 determina que o Estado livre de praga quarentenária presente ou que apresente área livre da praga deverá realizar levantamentos para a manutenção do reconhecimento oficil da condição de área livre da praga, desta forma, a Adepará realiza semestralmente trabalhos de levantamento para detecção das pragas dos citros. Estes levantamentos contemplam as propriedades comerciais, os viveiros e também aquelas propriedades localizadas na zona rural que não comercializam frutas cítricas.

Ações Principais:

§  Cadastramento e georeferenciamento de propriedades rurais;

§  Levantamento fitossanitário de detecção de pragas dos citros;

§  Coleta de amostras;

§  Supervisão das execuções dos levantamentos fitossanitários;

§  Analise e consolidação das fichas de inspeção.

Leis

Mosca Negra dos Citros

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 23, de 29 de abril de 2008
Restringe o trânsito de plantas e suas partes, exceto sementes e material in vitro, das espécies hospedeiras da mosca negra dos citros (Aleurocanthus woglumi) constantes da lista oficial de Pragas Quarentenárias Presentes no Brasil, quando oriundas de Unidades da Federação (UF) onde seja constatada, por laudo laboratorial, a presença da praga.

Cancro Cítrico


DECRETO Nº 0709 DE 25 DE OUTUBRO 1995

Dispõe sobre a proibição de introdução e comercio do Estado do Pará, de frutos, mudas, borbulhas ou qualquer outro material vegetativo do gênero CITRUS, dá providências correlatas.

PORTARIA Nº 291, de 23 de JULHO de 1997
Aprova as Normas, em anexo, sobre exigências, critérios e procedimentos, a serem adotados pela Campanha Nacional de Erradicação do Cancro Cítrico — CANECC, em áreas contaminadas pela doença e naquelas que venham a ser afetadas.

Morte Súbita dos Cítros

INSTRUÇÃO NORMATIVA, Nº 16, de 18 de MARÇO de 2003

Proibe a saída de material propagativo de citros (mudas, borbulhas, porta-enxertos), formado ou produzido em viveiros telados e a céu aberto nos Municípios que menciona.

Huanglongbing (HLB – “Greening”)

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 53, de 16 de OUTUBRO de 2008
Aprova os critérios e procedimentos para a realização, por parte dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal – OEDSVs das Instâncias Intermediárias integrantes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, dos levantamentos de ocorrência da praga denominada Huanglongbing (HLB) – Greening, que tem como agente etiológico a bactéria Candidatus Liberibacter sp., em plantas hospedeiras constantes da lista oficial de pragas quarentenárias presentes, visando à delimitação da extensão das áreas afetadas e à adoção de medidas de prevenção e erradicação.

Pinta Preta dos Citros

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, de 08 de JANEIRO de 2008
Aprova os Critérios e Procedimentos para Aplicação das Medidas Integradas em um Enfoque de Sistemas para o Manejo de Risco – SMR da Praga Mancha Preta ou Pinta Preta dos Citros (MPC) Guignardia citricarpa Kiely (Phyllosticta citricarpa Van der Aa) em espécies do gênero Citrus.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, de 05 de JANEIRO de 2009
Altera o art. 1º e 4º, da Instrução Normativa nº 03, de 8 de janeiro de 2008.

Ácaro Hindu dos Citros

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 34, de 08 de SETEMBRO de 2009
Restringe o trânsito de vegetais e suas partes, exceto material in vitro e madeira serrada, das espécies Citrus spp., Cocos nucifera, Acacia sp., Azadirachta indica, Melia azedarach e Sorghum bicolor, hospedeiras do Ácaro Hindu dos Citros (Schizotetranichus hindustanicus).

Fonte:  http://www.adepara.pa.gov.br/?q=node/145