Por que é necessária uma agricultura sustentável?

• Porque, no futuro, serão necessários mais alimentos para mais pessoasO número de pessoas famintas aproxima se dos mil milhões. Até 2050, haverá mais 2 mil milhões de pessoas para alimentar. Em princípio, o setor agrícola pode fornecer alimentos nutritivos para todos. No entanto, para satisfazer as necessidades futuras, temos de aumentar a produção agrícola sustentável, em especial nos países em desenvolvimento, onde se prevê que o crescimento demográfico seja maior. As pequenas explorações agrícolas são uma parte importante da solução e têm de ser apoiadas a fim de realizarem ganhos de produtividade.

• Porque a atividade agrícola é uma fonte de rendimento essencial, que pode ajudar a eliminar a pobreza Para mais de um terço da população mundial, a agricultura é a principal fonte de rendimento. Nos países em desenvolvimento, representa 29% do PIB e 65% dos postos de trabalho. Em muitas regiões da Europa, a agricultura é uma parte indispensável da economia rural. Para assegurar os meios de subsistência das populações rurais, gerar um rendimento digno e proporcionar uma base para o crescimento inclusivo e a redução da pobreza, será necessário apoiar os sistemas agrícolas que são viáveis a longo prazo.

• Porque a agricultura desempenha uma função dual na luta contra as alterações climáticas. Hoje em dia, os sistemas agrícolas em todo o mundo são afetados pelas alterações climáticas e por outras ameaças, como, por exemplo, custos de energia acrescidos. As práticas agrícolas sustentáveis ajudam os agricultores a adaptarem se às alterações e a reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa. A agricultura sustentável representa também a abertura à inovação que pode ajudar a tornar a agricultura mais limpa, menos exposta à volatilidade dos preços dos fatores de produção e mais resistente a catástrofes.

• Porque a agricultura utiliza recursos naturais que estão a escassear. A agricultura depende da utilização de recursos naturais como terrenos, solo, água e nutrientes. Uma vez que a procura de alimentos aumenta e as alterações climáticas e degradação dos ecossistemas impõem novas restrições, a agricultura sustentável tem uma função importante a desempenhar na preservação dos recursos naturais, na redução das emissões de gases com efeito de estufa, no combate à perda de biodiversidade e nos cuidados a ter com paisagens de grande valor.

Fonte:  http://ec.europa.eu/agriculture/events/2012/rio-side-event/brochure_pt.pdf