Laranja

Por dentro da laranja

Essencialmente, uma laranja é esfera de vesículas de suco protegida por uma pele de cera, a casca. A casca é constituída por uma fina camada externa chamada flavedo e uma espessa e fibrosa camada interna, chamada albedo.

Substâncias da cor laranja chamadas carotenóides, contidas no flavedo, dão ao fruto a sua cor característica. Vesículas (pequenos sacos ou cavidades) contendo óleo da casca também presentes no flavedo contribuem para o aroma fresco da fruta.

O albedo, branco e esponjoso, contém várias substâncias que não são utilizadas na fabriação do suco, porém acabam sendo aproveitadas como subprodutos, a exemplo do d-limoneno, da pectina e alguns flavonóides.

A parte comestível do fruto é conhecida como endocarpo. É constituída por um núcleo central fibroso, segmentos individuais, paredes de segmentos e uma membrana externa. Os segmentos de vesículas contêm suco e são mantidos unidos por uma substância cerosa. As sementes também podem estar presentes dentro dos segmentos.

Além do suco, as gotas de óleo e lipídios também estão presentes nas vesículas. O suco contém açúcares, ácidos, vitaminas, minerais, pectinas e componentes de cor, juntamente com muitos outros componentes. Após a extração do suco, pedaços provenientes da ruptura das vesículas de suco e paredes de segmento são recuperados na forma de polpa.

Fonte:  http://www.citrusbr.com.br/exportadores-citricos/laranja-suco/por-dentro-da-laranja-192885-1.asp