biblioteca

Políticas Públicas beneficiam família de agricultores de Sagrada Família

15/12/14 – 14:42
No interior do município de Sagrada Família, vive a família Bündchen. O casal de agricultores, Armindo e Eliane, trabalha no meio rural juntamente com o filho, Cristiano, tocando a pequena propriedade de 23 hectares, localizada na Linha Sete Lote. Contando com a mão de obra familiar, a propriedade apresenta perspectivas de sucessão familiar. Para chegar nessa realidade, a família contou com o acesso a políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, que beneficiou as atividades da propriedade e possibilitou a permanência da família no meio rural.

A diversificação é uma característica marcante na propriedade com a produção de frutas, hortaliças, leite e grãos. A primeira política que beneficiou a família foi para aquisição de terras, com o objetivo de desenvolver a atividade leiteira na propriedade e garantir o sustento da família no meio rural.

O filho, Cristiano, adquiriu 5,1 hectares de área através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e destinou a área para a bovinocultura de leite. O Programa oferece condições para aquisição de imóveis rurais por trabalhadores sem terra ou com pouca terra. O recurso do PNCF pode ser usado também melhoria da infraestrutura. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, adquirir implementos, contar com acompanhamento técnico, bem como o que for necessário para desenvolver a propriedade de forma independente.

Por muitos anos, a única forma de desenvolver as tarefas na propriedade da família Bündchen era com junta de bois, até que a família adquiriu um trator agrícola através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pela linha de investimentos do Mais Alimentos. A aquisição da máquina reduziu a penosidade do trabalho, permitindo a permanência da família no meio rural, com mais qualidade de vida.

O sistema de irrigação por aspersão foi a mais nova conquista da família Bündchen. Para Sagrada Família foi o segundo projeto de irrigação implantado pelo Programa Mais Água, Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). O objetivo do Programa é aumentar a produtividade e a renda dos agropecuaristas, mesmo em períodos de estiagem.

A família optou por utilizar o sistema de irrigação por aspersão em 1,7 hectare de pastagem. Anteriormente, a área era destinada para produção de pastagens anuais de inverno e verão, o que tornava elevado os custos de produção com a alimentação à base de pasto para os animais.

Ao optar pelo sistema de irrigação, sob orientação dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, foram realizados o nivelamento da área, a descompactação do solo, correção da acidez e adubação, para então serem implantadas pastagens perenes de verão. Ao final do ciclo das pastagens de verão, será semeada pastagem anual de inverno em sobressemeadura, permitindo ao agricultor realizar o pastejo dos animais o ano todo.

?A irrigação atua como um seguro agrícola para o produtor rural, sendo fundamental para evitar frustrações de safras e manter níveis de produtividade uniformes ao longo dos anos, evitando oscilações de produção. Além disso, a irrigação melhora a qualidade do pasto e, consequentemente, aumenta a produção das vacas de leite?, afirmou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Fabiano Cassol.

Ao adotar o sistema de irrigação, a família espera melhorar a eficiência da adubação nitrogenada e a produção de matéria verde, o que permitirá aumentar o plantel das vacas na lotação dos piquetes e seus rendimentos. Para instalação do sistema de irrigação, a família contou com o apoio da prefeitura no empréstimo das máquinas.

A família Bündchen é um exemplo, como milhares de famílias da região, do desenvolvimento através do acesso às políticas públicas federais, estaduais e municipais. O trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar busca fomentar entre as famílias estas políticas, na tentativa de garantir a permanência das famílias no campo, com renda e qualidade de vida.