Defensivos

Polícia Federal desmonta rede de contrabando de agrotóxicos no Sul

17/09/13
por Leonardo Gottems

Está sendo desarticulada nesta terça-feira (17.09) uma rede de contrabando de agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Ao deflagrar a “Operação Ceifa”, a Polícia Federal cumpre mandados de prisão preventiva, condução coercitiva e de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Guaíba, Santa Cruz do Sul, Morrinhos do Sul, Bagé e Jaguarão.

Entre os investigados há produtores rurais e pessoas ligadas à cadeia de distribuição. Foram identificados produtos oriundos do Uruguai e armazenados em Jaguarão (zona Sul do estado), de onde eram distribuídos a agricultores de diversas regiões. Havia, inclusive, um “centro de distribuição” em uma propriedade arrozeira em Guaíba.

Desde o início da Operação, no último mês de fevereiro, seis pessoas já foram presas em flagrante e mais de 1,5 tonelada de defensivos agrícolas foi apreendida. A Ceifa teve a participação e o apoio da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal. O transporte era feito em veículos de passeio, geralmente por vias secundárias para burlar a fiscalização.

NÚMEROS ASSUSTAM

Em apenas nove meses deste ano a Polícia já apreendeu cerca de 6,6 toneladas de agroquímicos no RS – já superando em muito o número de 2012, quando totalizaram 4,2 mil quilos. Esses produtos contrabandeados não passam por avaliação dos órgãos de controle brasileiros para determinar a toxicidade e a qualidade das embalagens.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems