variedades

Poinsétia – Euphorbia pulcherrima

Nome popular: Poinsétia; Bico-de-papagaio; Flor-de-páscoa; Folha-de-sangue
Nome científico: Euphorbia pulcherrima.
Família: Euphorbiaceae.
Origem: México.

As Poinsétias são extremamente populares em vasos nos Estados Unidos, Canadá e Europa, especialmente no natal. No Brasil, é comum a encontrarmos plantadas em jardins, onde podem alcançar de 2 a 3 metros de altura. Suas flores vermelhas são na realidade folhas modificadas, mas são muito atraentes e exuberantes.

A planta passou por um melhoramento genético muito intenso, que geraram algumas colorações diferentes, como a rosa, a amarela e a branca.
Nos jardins podem ser utilizadas para de renques, conjuntos, ou isoladas, podendo ser podadas para formar ramagem mais compacta.

No inverno formam-se brácteas que lembram folhas, ricamente coloridas de vermelho, branco, rosa ou amarelo, em volta das flores pequenas, de cor amarela.

A planta é tipicamente tropical, sendo pouco tolerante com o frio e geadas.

Como cuidar: As Poinsétias precisam de alta luminosidade para crescer bem. Quanto mais luz direta, melhor. Temperaturas intermediárias são as ideais. Umidades do ar medianas são suficientes (entre 30 e 60%).
Mantenha as Poinsétias longe das correntes de ar, pois elas são sensíveis.

Regue-a quando o solo estiver levemente seco (teste colocando o dedo). Não há necessidade de adubar a planta durante a floração, pois a planta não cresce nesse período.

Pode a planta quando ela não estiver com flores para que ela mantenha boa aparência. A floração da planta é induzida pelo comprimento do dia (fotoperíodo).

Como reproduzir: Podemos multiplicá-las facilmente por estaquia, feitas com cortes das pontas de ramos, preparadas no final do inverno.

Fonte: http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/bico_de_papagaio.html