Variedades

Plástico Acrílico – Politetrafluoretilenos

No caso dos politetrafluoretilenos, como Algoflon e Polymist, a Solexis destaca características inerentes a esses polímeros, como alto peso molecular, conferindo resistência a ambientes agressivos, altas propriedades elétricas e térmicas, além da não-aderência. Os produtos são indicados na fabricação de gaxetas estáticas e dinâmicas, selos, tubos, conexões, válvulas, filtros, juntas de expansão, aditivos para reduzir coeficientes de atrito, além de compostos, elastômeros e tintas.

Fios de PA – Outro ponto alto da edição 2006 da Expobor será o anúncio programado pela Rhodia, para comunicar ao mercado investimentos da ordem de US$ 6 milhões na unidade de Santo André–SP, visando expandir a capacidade de produção de fios industriais de poliamida, destinados à fabricação de pneus para atender às demandas internas e exportações.

O fabricante de calçados que quiser ficar sintonizado com as últimas tendências em solados para calçados esportivos também encontra mais um motivo para visitar o estande da Rhodia e conhecer a nova sílica desenvolvida pela companhia. Lançado recentemente na Ásia, o produto (Siloa 72X) confere transparência aos solados de borracha e substitui com vantagens outros materiais aplicados.

Tecnoflon é destaque no estande da Solexis

Também com a função de valorizar partes internas dos calçados, como os sistemas de amortecimento, segundo Paulo Garbelotto, gerente de pesquisas e desenvolvimento da Rhodia Sílicas. “Produzida na unidade industrial da Rhodia na Coréia do Sul, a nova sílica já é um produto de sucesso.Cerca de 15% do mercado asiático de calçados esportivos opta por materiais transparentes”, informou o gerente.

Ainda no campo das sílicas, a empresa destacará a marca Zeosil 165 HDS, desenhada para conferir melhor processabilidade aos compostos de borracha e tornar mais resistentes ao desgaste os produtos finais. Na oportunidade, também planeja anunciar investimentos da ordem de US$ 1,5 milhão para a ampliação da capacidade produtiva da fábrica da Venezuela.

Rhodia exibirá nova sílica para solados esportivos

As novidades em silicones na feira também remetem ao lançamento da nova linha de elastômeros Rhodorsil Série 700. Produzidos pela Rhodia, na França, encontram aplicações em perfis para vedação em eletrodomésticos e cabos elétricos exigindo propriedades de resistência térmica.

Peróxido inédito – Com requisição de patente em várias partes do mundo, o novo desenvolvimento da Retilox Química em matéria de peróxidos para reticulação será de conhecimento obrigatório aos visitantes da Expobor. A nova linha de peróxidos orgânicos para reticulação de elastômeros e plastômeros em presença de oxigênio é apresentada como a mais recente solução tecnológica para problemas de crosslinkings, e está sendo testada, em vários segmentos de borrachas de EPDM, nitrílicas, SBR, EVA, em sistemas de fabricação de perfis e guarnições para uso automotivo e para emprego na construção civil, segundo o consultor da Retilox, Antonio D’Angelo.

“A cura por peróxido possibilita melhores propriedades físicas aos materiais, evitando deformações por compressão e melhora também a resistência térmica, possibilitando menor densidade dos materiais, além de produtividade em torno de 20% a 30% maior”, considerou D’Angelo.

Fonte: http://www.plasticomoderno.com.br/revista/pm378/expobor3.html