Soja

Plantio de soja avança no oeste do Paraná; tempo favorece trabalhos

Publicado em 29/09/2015

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio da nova safra de soja avançou em bom ritmo na última semana no Paraná, principalmente em áreas do oeste do Estado, mostraram nesta terça-feira dados do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual.

Até 28 de setembro, 13 por cento da área prevista para a oleaginosa em 2015/16 estava semeada no Estado, ante 5 por cento uma semana antes. O Paraná é o segundo produtor de soja do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso.

Os trabalhos estão também mais adiantados que um ano atrás, quando alcançavam 9 por cento da área, segundo dados do Deral.

Atualmente, as regiões de Cascavel e Toledo, no oeste do Paraná já têm plantada cerca de metade da área prevista para a atual temporada, com boa parte dessas lavouras passando do período de germinação para o desenvolvimento vegetativo.

“O dia iniciou com boa insolação, após um final de semana com boas precipitações abrangendo toda região, o que veio favorecer imensamente a germinação das áreas de soja recém implantadas, e possibilitando a intensificação do plantio”, relataram nesta terça-feira técnicos do Deral em Campo Mourão, região que já plantou 10 por cento da área prevista.

A safra 15/16 do Paraná está estimada em um recorde de cerca de 18 milhões de toneladas.

TRIGO

A colheita de trigo do Paraná, principal Estado produtor do cereal no país, chegou a 62 por cento da área, segundo o relatório do Deral.

Uma semana atrás, o índice estava em 49 por cento.

Cerca de 70 por cento das lavouras estão em boas condições, sem alteração significativa ante a semana passada.

Recentemente, o Deral reduziu sua previsão de colheita de trigo em 2015 para 3,6 milhões de toneladas, 10 por cento abaixo das estimativas iniciais, citando o excesso de chuvas em julho e preocupações com geadas.

(Por Gustavo Bonato)

Fonte: Reuters