Curiosidades

Plantas selvagens podem estar mais alteradas que transgênicos

28/09/2017

Um estudo de uma equipe de investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, da Universidade Nova de Lisboa, revela que as alterações genéticas não são provocadas somente pela engenharia genética.  O trabalho português foi publicado na revista Scientific Reports e mostra que o excesso de sal provocaria mais modificações genéticas que a própria engenharia genética.

“Os fatores ambientais por si só causam mais alterações do que quando se introduz uma modificação específica no DNA da planta, como é o caso dos transgênicos”, resume a investigadora Rita Batista.

Quando há uma agressão, como excesso de luz ou água, as plantas produzem proteínas. Ao serem confinadas em um laboratório, as plantadas também passa por um processo de stress que também pode ser muito importante, um processo pelo qual podem passar plantas geneticamente modificadas ou não.

“Comemos diariamente plantas sujeitas a stress ambiental, sem qualquer preocupação. Quando o assunto são os transgênicos, há muito preconceito, muita falta de informação. As decisões são tomadas com base em interesses políticos e econômicos,” conclui Rita Batista.

Fonte: Agrolink