Notícias

Planejamento define rumos do cooperativismo para o futuro

Pela primeira vez, o cooperativismo brasileiro tem um Mapa Estratégico, que representa a visão do setor sobre a agenda de seu desenvolvimento para os próximos 10 anos. É fruto da percepção de que as várias instituições que atuam em favor do cooperativismo devem trabalhar em uma mesma direção e com estratégias complementares.

Atuar de forma integrada é o que fará a diferença para o cooperativismo. O futuro deste setor decorrerá não da ação isolada de uma única instituição, mas da complementaridade e sinergia entre as instituições. Ser mais competitivo é uma obrigação.

A competitividade, aliás, é condição para que as cooperativas não só sobrevivam, mas também se sobressaiam no mercado e na capacidade de gerar desenvolvimento. Mas, não a qualquer custo.

É preciso fortalecer o diferencial da atividade cooperativista, seguir os valores e os princípios do cooperativismo, exercer e comunicar para toda a sociedade a capacidade do cooperativismo de gerar felicidade para os cooperados.

CLIQUE AQUI para obter a visão Geral do Mapa Estratégico do Cooperativismo

Como é possível perceber, o Mapa é composto de duas dimensões bastante distintas:

– A dimensão do cooperativismo, em prol do qual todas as instituições do Sistema OCB trabalham. O Sistema OCB concebeu uma visão de futuro para o cooperativismo e identificou os principais desafios a serem superados para alcançar essa visão de futuro.

– A dimensão do Sistema OCB, que tem um importante papel a desempenhar em prol do cooperativismo, com missão e valores comuns e estratégias específicas, complementares e sinérgicas, conforme detalhadas nos mapas específicos de cada instituição:

– Clique aqui para acessar o Mapa Estratégico da OCB

– Clique aqui para acessar o Mapa Estratégico do SESCOOP

O processo de Planejamento Estratégico para as três instituições que compõem o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – compreendeu a construção de cenários para o cooperativismo com horizonte em 2025, seus desdobramentos em desafios estratégicos, além da definição do papel dessas entidades na contribuição para o futuro do cooperativismo.

Fonte: OCB