Pesca

Criação de minhocas – Alternativa alimentar para peixes

No mundo existem mais de 5.000 tipos de minhocas, e a mais comum entre elas e a PHERETIMA HAWAYANA, ou minhoca louca, ou ainda minhoca puladeira, que fica pulando corno uma louca quando é descoberta. Sua cor e vermelha, mede de 45 a 170 milímetros é cilíndrica e tem o corpo feito de muitos anéis, corno todas minhocas, por isso é classificada corno um ANELÍDEO. Embora poucos saibam, a minhoca cumpre importante papel na fertilização e recuperação do solo, na alimentação de ranários (criação de rãs) e varias espécies de peixes entre elas: Oscar, Acara Jóia, Acara disco, Acara Bandeira, Carpa, Kinguios etc., e já em alguns países corno a Coréia do Sul (Nordeste da Ásia) as pessoas se deliciam com um prato ainda um tanto esquisito para nós: “a sopa de minhocas”, rica em proteínas. 0 Húmus (excremento da minhoca) é um excelente adubo orgânico usado por fruticultores, horticultores, viveiristas, e agricultores em geral.

Saiba corno criá-las em sua própria casa e veja as opções de viveiros:

Viveiro em caixa
Uma caixa de bom tamanho deve ter cerca de 1,20 por 0,70 m e 0,50 m de altura; no fundo da caixa deve-se fazer alguns furos para drenagem e excesso de água, cobrindo-os com tela de nylon de 2 mm de abertura para evitar a fuga de minhocas.
Preencha o viveiro com uma camada fina de areia no fundo para facilitar a drenagem, sobre a areia coloque uma camada de palha seca ou serragem de madeira. As indicações de materiais para enchimentos dos viveiros variam muito. Uma sugestão simples de meio de cultura pode ser formada pela seguinte mistura:
50% de palha seca de capim ou serragem de madeira.
50% de esterco bovino curtido, com rejeitos de fabricação de conservas, cascas de mamão, etc.
Quando o viveiro estiver preenchido com o meio de cultura, colocam-se inicialmente, algumas minhocas em sua superfície, caso penetrem no meio da cultura e permaneçam por mais de 5 horas, coloca-se as demais minhocas, abrindo-se pequenas covas em diversos pontos, e cobrindo a seguir.
Apos uns 60 dias a população no viveiro deverá ter aumentado muito e seus peixes irão se deliciar com esse tipo natural de alimentação. Boa Sorte.

LEMBRETE: Sirva a minhoca inteira ou em partes, de acordo com a boca de seus peixes.

Lígia Marques
Fonte: Revista Aquarista Junior nr. 20.

Fonte: http://www.peixesornamentais.info/index.php?option=com_content&task=view&id=592&Itemid=41