Pecuária

Piá apresenta sistema de coleta de leite automatizada no Rural Show

08/07/2016

Entre as diversas atrações disponíveis para o público no Rural Show 2016, evento iniciou no dia 7 de julho, em Nova Petrópolis, o visitante poderá conhecer o equipamento de sistema automatizado de leite da Cooperativa Piá. A nova tecnologia vem da empresa alemã Bartec.

O equipamento começou a ser testado no ano passado e está em uso há cerca de 30 dias. A novidade é capaz de coletar 72 amostras de leite e também reconhecer o cooperado por localização de GPS.

Conforme o técnico agrícola da Cooperativa Piá, Fábio Guaragni, esse investimento realizado pela empresa tem relação direta com segurança alimentar, credibilidade, transparência e precisão na coleta de leite.  “É importante transmitir segurança para o consumidor e para todos os envolvidos no processo: indústria, transportador e produtor”, frisa.

Coleta Automática de Leite – Crédito Mauro Stoffel (1) Coleta Automática de Leite – Crédito Mauro Stoffel (3)
Crédito: Mauro Stoffel

O sistema é todo informatizado e envia informações de volume coletado, temperatura do leite, horário de coleta, identificação do produtor, entre outros dados.

O equipamento gerencia também a distribuição do leite nos compartimentos do veículo. E, ao final do processo realizado na propriedade, emite um ticket com todas as informações da coleta, deixando um histórico das últimas três.

Coleta Automática de Leite – Crédito Mauro Stoffel (4) Coleta Automática de Leite – Crédito Mauro Stoffel (2)
Crédito: Mauro Stoffel

O técnico explica que o equipamento é capaz, ainda, de registrar em relatório o não carregamento de leite quando houver algum imprevisto. “A informação pode ser útil para a assistência técnica, que visita o produtor e o ajuda a solucionar esse problema”, informa.

Promovido pela Cooperativa Piá, Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Emater-RS/Ascar, com apoio do Milkpoint, o Rural Show segue até domingo, 10 de julho. O evento já é considerado pelo setor o maior de agricultura familiar do Brasil.

Fonte: Agrolink