Suinos

Pesquisadores da Embrapa debatem sobre sanidade e ambiência no SIAVS

27/07/2015

Três pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participam de amanhã (28) a quinta-feira do SIAVS (Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura) que acontece no Anhembi Parque em São Paulo-SP.

Na quarta-feira, dia 29, o pesquisador Nelson Morés abordará as enfermidades emergentes e reemergentes, no cenário brasileiro, dentro do painel sobre sanidade suína. No mesmo dia, o pesquisador Paulo Armando de Oliveira discutirá os avanços na ambiência de granjas de suínos durante o painel de ambiência, instalações e melhoria da produtividade. No dia seguinte, quinta-feira, a pesquisadora Iara Trevisol vai apresentar as pesquisas recentes com novas cepas variantes no painel sobre os novos desafios da bronquite infecciosa de aves.

A Embrapa Suínos e Aves também mostrará algumas de suas tecnologias na feira que acontece paralelamente ao evento científico no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo a organização do SIAVS, representantes de 40 países já confirmaram participação desta que é considerada a maior feira da avicultura e da suinocultura do Brasil. A programação completa está disponível em siavs.org.br.

Workshop de Drawback
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e a Embrapa Suínos e Aves, promove na quarta-feira (29), o Workshop de Drawback para as Cadeias de Suínos e Aves. O evento é gratuito e acontece durante o SIAVS.

Voltado para operadores de empresas exportadoras da avicultura e da suinocultura do Brasil, o workshop tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre procedimentos, controles e comprovações que envolvem os diferentes setores da empresa, para efetivação da desoneração de impostos vinculados à exportação. Participam pela Embrapa os pesquisadores Dirceu Talamini e Gerson Scheuermann, que vão abordar os possíveis impactos do drawback nas cadeiras de suínos e aves e as tabelas e planilhas de conversão para drawback.

Programa Workshop de Drawback
Data: 29/07/2015
Local: Junto ao SIAVS (Anhembi Parque, São Paulo-SP)

13h às 13h10 – Boas-vindas aos participantes, Francisco Turra, presidente executivo da ABPA
13h10 às 13h25 – SIGVIG 2.0 – Módulo de carga e projeto piloto – Módulo de exportação de produtos de origem animal, Estudo – Sinergias logísticas e de supply chain – avicultura e suinocultura, José Perboyre Ferreira Gomes, coordenador do Grupo Permanente de Logística da ABPA, diretor financeiro e administrativo
13h25 às 14h20 – O regime de drawback, Renato Agostinho, diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) do MDIC
14h20 às 14h40 – Possíveis impactos do drawback nas cadeiras de suínos e aves, Dirceu Talamini, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
14h40 às 15h – Tabelas e planilhas de conversão para drawback, Gerson Scheuermann, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
15h às 15h30 – A experiência nas empresas: o que está bem e o que poderia melhorar
15h30 às 16h10 – Discussão e encaminhamentos

Fonte: Embrapa