Café

Pesquisa obtém energia a partir da borra de café

Você sempre soube que café dava energia, mas não contava com tanta. Uma pesquisa realizada por uma professora de química encontrou uma maneira de extrair energia da borra do café. O estudo começou como experimento em sala de aula para crianças e se tornou a dissertação de mestrado da professora Denise Moreira dos Santos. A pesquisa mostra que o óleo extraído da borra de café é uma matéria-prima para a produção de biodiesel, como informou o site do MCT

 

O processo de extração desse combustível é semelhante ao adotado para outras matérias-primas. O óleo essencial é extraído da borra de café por meio da utilização de etanol como solvente. Após a obtenção do material, ele é posto em contato com um catalisador alcalino, que realiza uma reação de transesterificação com a qual se obtém o biodiesel.

 

As características dos ácidos graxos do óleo do café são semelhantes às da soja, embora estejam presentes em menor quantidade. A partir de um quilo de borra de café é possível extrair até 100 mililitros de óleo, o que geraria cerca de 10 mililitros de biodiesel que depois podem ser utilizados em pequenas comunidades agrícolas para o abastecimento de tratores e máquinas.

 

O estudo teve a orientação da professora Patrícia Helena Lara dos Santos Matai, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado de Denise, apresentada no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da USP.

 

Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=38289&pesquisa-obtem-energia-a-partir-da-borra-de-cafe.html