Soja

Perdas na soja dos EUA são “irrecuperáveis”, afirma especialista

10/09/13
por Leonardo Gottems

Na avaliação do consultor João Carlos Kopp, da JC.Kopp Consult, a quebra na safra norte-americana de soja é uma realidade. “Mantenho minha posição de que grande parte das perdas até o momento são irrecuperáveis, e devemos sim ver uma luta dos EUA em conseguir manter seus índices de produtividade acima de 40 bushels por acre”, afirma.

Nesta segunda-feira (09.09) houve a divulgação de mais um relatório de “Condições da Lavoura” pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na sigla em inglês). Em relação à soja, 52% está em condições “boas a excelentes”, o que representa queda de dois pontos percentuais em relação à semana passada.

A expectativa do mercado era algo em torno de 49% a 51%. “Eu esperava as condições que tivemos, uma leve piora do que a apresentada” diz Kopp. Ainda 16% das lavouras dos EUA estão em condições “Muito Ruins” e “Ruins”, e 32% em “Condições Normais”.

A formação de vagens está em 97% – alta de cinco pontos percentuais em relação à semana passada. “Importante destacar que entramos no mês de setembro e ainda temos 3% das lavouras ainda sem entrar nesse estágio. Em 2012, tínhamos apenas 1%”, lembra o consultor. Ainda 11% estão em desfolha, contra 34% do ano passado e 19% da média de cinco anos.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems