Patrulha Mecanizada vai recuperar estradas e evitar desperdício da produção leiteira

Postado por Governo de Pernambuco on terça-feira, 20 de julho de 2010

Vinte e uma patrulhas mecanizadas iniciam nesta terça-feira (20.07), em regime emergencial, a recuperação de estradas que ligam 29 municípios do agreste, principais produtores de leite da região. A notícia foi dada esta manhã pelos secretários de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e de Transportes, Eugênio Sales, em encontro na Indústria da Perdigão/BRF Brasil Foods, em Bom Conselho.

A medida foi vista com satisfação pelo coordenador de Logística de Transporte da Perdigão, Laurindo Zago, que veio de Santa Catarina para acompanhar a situação depois que produtores tiveram que jogar o leite fora porque não tinham como transportá-lo. “Tivemos um caso parecido com a unidade de Ouro Verde, em Goiás, e a situação foi contornada justamente com uma patrulha mecanizada, que recuperou estradas emergencialmente”, disse Zago.

Este foi o segundo encontro para tratar da situação das vias locais, que foram destruídas com as enxurradas ocorridas no início do mês, prejudicando a captação de 50 mil litros de leite ao dia. “Viemos aqui na última quinta-feira (15.07) para avaliar a situação com a Perdigão e a Prefeitura de Bom Conselho, e hoje (19.07) também estamos discutindo o assunto com os produtores, anunciando as medidas que o Governo do Estado está tomando”, falou Ranilson Ramos. O Governo estima que, com estas ações, 20 mil litros já serão recuperados imediatamente.

No próximo dia 30, outro encontro vai avaliar o andamento da situação. A Secretaria de Transportes apresentará o plano do Governo do Estado para a rota do leite, que prevê a recuperação de toda a malha rodoviária do agreste, facilitando o escoamento da produção leiteira. “Para essa etapa estruturadora, que já estava prevista desde antes das chuvas, estamos com engenheiros e consultores em campo fazendo o levantamento topográfico”, informou Eugênio Sales.

Números – Atualmente, a Perdigão faz a captação de 150 mil litros de leite ao dia, e até dezembro de 2010 este número deverá chegar aos 300 mil litros de leite/dia. Hoje, 236 produtores com tanques individuais são fornecedores diretos da fábrica, além de outros 300 em tanques comunitários (associações e cooperativas). A frota que coleta o leite é de 27 tanques rodoviários.

fonte: http://operacaoreconstrucaope.blogspot.com/2010/07/patrulha-mecanizada-vai-recuperar.html