Pecuária

Pastagem irrigada, alimento de qualidade

Com a irrigação, atenuam-se os efeitos da estacionalidade na produção de forragem e amplia-se a possibilidade de prover pasto aos animais por um período mais longo do ano.
Mônica Costa

 

Fazendas de todo tamanho adotam cada vez mais sistemas de irrigação em sua estratégia de aumentar a produtividade leiteira, mediante a produção de pastagens de qualidade, com vistas à redução do custo da alimentação. Com a irrigação, atenuam-se os efeitos da estacionalidade na produção de forragem e amplia-se a possibilidade de prover pasto aos animais por um período mais longo do ano. Ela contribui para reduzir a quantidade de concentrados na dieta e para intensificar a produção animal por área, melhorando o desempenho produtivo do rebanho. “A produção de leite de qualidade a baixo custo depende de um pasto de qualidade, e isso somente é possível por meio da irrigação e da fertirrigação”, afirma Luís César Drumond, engenheiro agrônomo, especialista em irrigação de pastagem e professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa.
Para cumprir a contento o objetivo, a adoção de um sistema de irrigação exige que se tomem algumas providências prévias, em especial a elaboração de um plano para a área da pastagem a ser irrigada, do qual devem constar informações sobre a capacidade de retenção de água do solo, o tipo de animal que vai ocupar a área, a espécie forrageira que formará o pasto, o manejo da pastagem e dos animais, dentre outras. ” A irrigação, por levar a um aumento no consumo de nutrientes, intensifica a atividade da vida do solo, do que resulta a decomposição mais acelerada da matéria orgânica. Por isso, se não houver uma reposição equilibrada de nutrientes pela adubação, o sistema pode entrar em colapso”, alerta o professor Drumond.
Segundo afirma Carlos Eugênio Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, a decisão de irrigar deve estar embasada em um diagnóstico técnico, após um estudo do ambiente, principalmente dos fatores climáticos, para se avaliar o potencial do sistema.

 

 

Fonte: http://www.portaldbo.com.br/novoportal/site/MundoDoLeite/EMPRESAS+E+PRODUTOS/3405,,Pastagem+irrigada,+alimento+de+qualidade.aspx