Pecuária

Parlamento Europeu quer controle mais apertado na pecuária

21 de Abril – 2010

A Comissão de Agricultura do PE propõe um maior controle na criação animal e sanções mais eficazes para os proprietários que não respeitam os requisitos de bem-estar inscritos na lei.

A comissão parlamentar sugere ainda que os agricultores sejam compensados nos gastos que as normas mais elevadas de bem-estar acarretam. O financiamento de tal medida deverá ser incorporado nos novos regimes de apoio do Política Agrícola Comum (PAC) a partir de 2013.

Na opinião da relatora, Marit Paulsen, o próximo plano de ação sobre bem-estar animal deverá centrar-se nos seguintes aspectos: uma legislação europeia geral em matéria de protecção animal, um centro europeu para a protecção e o bem-estar dos animais, melhor controlo da legislação aplicável, relação entre saúde animal e saúde pública e novas tecnologias.

Esta comissão apela assim aos Estados-Membros para fazerem cumprir a lei no que respeita a violações em matéria de bem-estar animal e para investirem em campanhas de informação sobre boas práticas.

Fonte: http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=5410&bl=1&page=15