Curiosidades

Parcerias na produção do Prosa Rural rendem diversidade de temas para agricultura familiar

24/09/15

Onze anos de Prosa Rural e a Embrapa Tabuleiros Costeiros produziu 84 programas com temas e abordagens diversificados para milhares de jovens rurais e agricultores familiares do Nordeste brasileiro e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Este é o resultado da parceria entre a equipe do Prosa Rural, pesquisadores e analistas da Unidade, UEP-Rio Largo (Rio largoAL), UEP-Solos (Recife/PE), Emdagro e Codevasf.
Desde a sua criação, em 2003, o Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa, tem levado informações tecnológicas para milhares agricultores familiares de todas as regiões do país.
O programa é produzido pelas 46 Unidades da Embrapa espalhadas pelo Brasil e veiculado por mais de 1600 emissoras de rádio comunitárias e comerciais. Daí, a sua abrangência na zona rural.
Em Sergipe e Alagoas, o Prosa Rural fica sob a responsabilidade da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade que vem estabelecendo parcerias com instituições e órgãos de ATERs para garantir maior diversidade de propostas de temas de interesse de jovens e pequenos produtores rurais.
Para Sayonara Marinho, coordenadora do Programa na Unidade, a produção desses temas é trabalhosa, mas gratificante. “Cada tema, cada abordagem, ainda que seja direcionada para os pequenos produtores rurais,  tem suas peculiaridades e nem sempre é fácil converter a linguagem técnica para uma linguagem de fácil entendimento para esse público específico, mas o resultado é muito positivo”, afirma.
Sayonara enfatiza que o Prosa Rural é uma importante ferramenta de apoio à transferência de Tecnologia e o rádio um grande veículo de divulgação das Tecnologias, Produtos, Processos e Serviços (TPPS) da Embrapa. “Por isso a Empresa viu nesse meio de comunicação uma oportunidade de dar maior acesso às informações tecnológicas geradas pela Embrapa, pela capacidade de penetração do rádio em lugares onde outros veículos não têm o mesmo alcance e, assim, chegar a um público que até então não tinha esse acesso”, conclui.
Para José Gouveia de Figueiroa, membro da equipe do Prosa Rural, o programa não tem a finalidade de ensinar, mas o propósito de despertar o interesse do ouvinte, no caso, os pequenos produtores rurais e agricultores familiares, a buscar mais informações sobre os temas veiculados pelas emissoras parceiras, em sua maioria, as rádios comunitárias.
Gouveia destaca, ainda, a importância de se trabalhar em parceria com as emissoras comunitárias pelo seu poder de capilaridade e proximidade com o ouvinte, sobretudo aqueles da zona rural.
Outro ponto de destaque no Prosa Rural diz respeito ao seu formato, principalmente, o quadro cultural ‘Favas Contadas’, que traz sempre a criatividade , valorizando os aspectos e a originalidade da arte e da cultura regional. É o que está sempre presente nas poesias, contos, aboios e radiodramas que expressam situações do cotidiano rural, elaborados pelo assistente José Roque de Jesus, também membro da equipe do Prosa Rural na Unidade.
O Prosa Rural é uma ferramenta que possibilitou, ainda, ações de comunicação interna e de divulgação dos TPPS gerados pela Unidade. Nesse sentido, a equipe da Unidade é pioneira na produção e apresentação dos programas ao vivo, que já ilustraram diversos eventos interna e externamente, como Ciência para a Vida (Brasília/DF), Semiárido show (Petrolina/PE), Dias de Campo em municípios de Alagoas e Sergipe, além de apresentações nos auditórios da Unidade e da UEP-Solos, em datas comemorativas. “Essas iniciativas são reflexo da integração da equipe na produção em estúdio e ao vivo realizadas no decorrer de todos esses anos”, frisa Joel Lamoglia, membro da equipe, que empresta sua voz marcante às entrevistas e radiodramas.
A expectativa da equipe é que para 2016 a parceria com o público interno e instituições, como Codevasf e Emdagro, continue promovendo maior diversidade de temas e abordagens que contribuam com o acesso da agricultura familiar às informações tecnologicas.
Edital – O edital para apresentação de propostas para o Prosa Rural 2016 encontra-se aberto. Poderão ser propostos temas sobre Tecnologias, Produtos e Processos (TPPS) desenvolvidos pela Embrapa, ou por instituição parceira, cujos resultados estejam validados por instâncias técnicas da proponente (tais como os Comitês Técnicos Internos ou outras que a Unidade/Instituição considerar) e direcionadas às necessidades do público-alvo do referido programa.
As propostas deverão ser apresentadas ao Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO), da Embrapa Tabuleiros Costeiros, antes de serem encaminhadas em formulário próprio, disponível no endereço https://www.embrapa.br/prosa-rural para a Embrapa Informação Tecnológica
O prazo para as inscrições é até 16 de outubro de 2015.
As demais informações sobre as linhas temáticas, processo de seleção dos temas e resultados encontram-se disponíveis no edital, na página da Embrapa Informação Tecnológica (www.embrapa.br/informacaotecnologica)
Mais informações com Sayonara Marinho, telefone (79)40091409, e-mail sayonara.marinho@embrapa.br

Saulo Coelho (MTb – SE 1065) colaboração: Sayonara Marinho e José Gouveia Figueiroa
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Telefone: 79 40091381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/