Soja

Paranaguá tem abril recorde na soja e antecipa onda nacional

Publicado em 20/05/2015

O Porto de Paranaguá divulga nesta quarta-feira (20) balanço em que informa ter exportado volume recorde de soja em grão em abril, um mês antes da onda nacional de exportação prevista para maio. O embarque foi de 1,48 milhão de toneladas em 30 dias dias no porto paranaense. O recorde anterior era de 1,45 milhão, em março de 2014, conforme as estatísticas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

“Estamos em um ano muito atípico. O escoamento vinha sendo menor e isso empurrou os embarques para abril”, disse o diretor-presidente dos portos de Paranaguá e Antonia, Luiz Henrique Dividino. Ao longo do ano, a exportação deve ser mais “espalhada até agosto”, disse.

Sua previsão é que os embarques de soja subam 3% em relação aos 7,5 milhões de toneladas remetidos ao exterior em 2014 por Paranaguá. “O segundo semestre vai ser mais intenso que o primeiro”, disse, considerando também aumento na movimentação de açúcar, farelo de soja e congelados. Em todas as cargas, Paranaguá espera acréscimo de 7%.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo