Soja

Paranaguá lidera exportação nacional do complexo soja

O porto de Paranaguá lidera o ranking nacional entre os portos que mais exportam produtos do complexo soja (soja, farelo e óleo)

Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)

 

De janeiro a novembro, foram 11,6 milhões de toneladas de produtos exportados, deixando para trás portos como Santos, Rio Grande e São Francisco do Sul. O volume movimentado é 7% superior ao registrado em 2010 e corresponde a 25% do volume nacional exportado. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Considerando os produtos separadamente, Paranaguá é líder na exportação do farelo de soja e no óleo de soja. De farelo, até novembro, foram exportados 4,2 milhões de toneladas, quase o dobro do que é movimentado pelo porto do Rio Grande, que ocupa o segundo lugar da lista com 2,8 milhões de toneladas exportadas.

Considerando o óleo de soja, Paranaguá exportou até novembro 732,8 mil toneladas do produto, o que corresponde 46% do volume nacional exportado.

Já na soja em grão, o porto ainda ocupa a vice-liderança nacional na exportação do produto. Foram 6,6 milhões de toneladas exportadas, contra 8,6 milhões de toneladas exportadas por Santos. No entanto, o volume do grão exportado por Paranaguá apresentou alta de 27% em relação ao ano passado, batendo o recorde de exportação registrado em 2003, quando foram exportadas 5,7 milhões de toneladas do produto pelo Porto. Em Santos, a movimentação do produto cresceu 5% no período, e a média nacional de crescimento não passou de 10% em 2011.

“Estamos conseguindo recuperar cargas que deixaram de ser movimentadas por Paranaguá nos últimos anos. Exportadores que deixaram de usar nossa estrutura estão voltando. A dragagem que fizemos no início do ano contribuiu muito para atingirmos estes números”, afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=paranagua_lidera_exportacao_nacional_do_complexo_soja&id=67470