Notícias

Panorama do cooperativismo mundial é tema de encontro na Bélgica

Brasília (13/3) – A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, participou hoje de uma reunião na sede da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Bruxelas, na Bélgica, para tratar da parceria entre as duas instituições, cujo foco são as iniciativas “World Co-operative Monitor” e “Heritage Project”. Participaram da reunião o diretor de Comunicação da ACI, Jan Schiettecatte, e o coordenador de Marketing da Aliança, Nicola Huckerby.

O “World Co-operative Monitor” é uma publicação anual da ACI em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativismo e Economia Social (EURICSE). O projeto compila dados de cooperativas em todo mundo, divulgando a lista das 300 maiores cooperativas e a participação delas na economia global. A iniciativa confere visibilidade internacional ao movimento cooperativista e tem sido uma ferramenta útil na defesa dos interesses das cooperativas em todo mundo.

Por outro lado, o “Heritage Project” visa restaurar e divulgar o patrimônio histórico e cultural do movimento cooperativista. A ACI trabalha em uma coordenação global de proteção da riqueza cultural gerada pelas cooperativas. Integrante da ACI há 26 anos, a OCB tem se empenhado em apoiar a Aliança bem como seus projetos internacionais.

As duas organizações têm um histórico de cooperação e diálogo permanente. A OCB possui representantes eleitos no Conselho da ACI desde à sua filiação. O ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues, foi o único presidente não- europeu em toda história da Aliança. Essa proximidade entre as duas instituições vem gerando resultados positivos para o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil e no mundo.

Durante a reunião, também foi abordada a questão da adesão de cooperativas brasileiras à marca “coop”. A intenção é que cada vez mais cooperativas possam usar essa identidade.

Fonte: OCB