Notícias

Palestra sobre cooperativismo para gestores do Estado do Rio

Rio de Janeiro (6/3) – O assessor da OCB/RJ, Adelson Novaes, palestrou sobre a importância do cooperativismo na sociedade brasileira durante o Fórum de Gestores do Estado, que contou com representantes de 28 municípios do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no Espaço Cultural Cedim, dia 4 de março. Com o tema “O cooperativismo ao alcance de todos”, a palestra abordou os princípios do cooperativismo, a constituição de uma cooperativa e a adesão ao quadro societário de uma cooperativa já existente.

Adelson ainda mostrou os antecedentes históricos do cooperativismo, desde sua origem em Rochdale, na Inglaterra, seus princípios e valores, os ramos, as responsabilidades, direitos e deveres dos sócios e, por fim, as funções dos conselhos de administração e fiscal.

Ainda durante o encontro, o assessor da OCB/RJ falou sobre a importância da participação das mulheres na sociedade e, principalmente, no cooperativismo. “Dentro do cooperativismo as mulheres têm um papel preponderante. Para se ter uma ideia, metade dos colaboradores do Sescoop/RJ são mulheres. O papel da mulher na sociedade é muito importante e estamos trabalhando para que elas também conquistem seu espaço no mercado de trabalho”, comentou.

Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ