Tire suas Duvidas

Ovo vermelho ou branco – Qual é mais nutritivo?

16/07/2015
“Além da recente discussão na mídia sobre os hormônios em frangos (um mito), outro mito é sobre os ovos vermelhos”, afirma o consultor Carlos Cogo. Mas afinal: Ovo vermelho ou branco? Qual é mais nutritivo?

“Não há nenhuma diferença do ponto de vista nutricional entre o ovo branco e o vermelho. Foi o consumidor que associou que o vermelho “é melhor”. A não ser que você vá comer a casca e ache que o sabor da vermelha é melhor”, afirma o diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.

“Primeiro: eles não são sinônimo de ovo caipira. São apenas ovos de uma linhagem de galinhas que botam na cor vermelha. Por isso, existem ovos caipiras de casca branca e ovos de granja de casca vermelha. A cor da casca do ovo está relacionada à genética. Diferentes linhagens de galinha podem botar ovos com casca de diferentes cores. Tampouco a cor da gema é indicativo de qualidade”, explica.

“Galinhas com uma alimentação mais variada, como as criadas soltas, com acesso a gramíneas e insetos, têm acesso a pigmentos em maior quantidade e variação. E como a galinha caipira bota menos ovos que a de granja, ocorre maior acúmulo desses pigmentos na gema, deixando-os mais avermelhados. Mas é possível obter ovos de granja com gemas bem vermelhas: basta acrescentar esses pigmentos na ração das galinhas, caso do urucum”, justifica o especialista.

“Tamanho também não é documento. Há ovos de granja tão pequenos quanto os caipira – geralmente, são pasteurizados e vendidos em galões. As poedeiras, ou galinhas de postura, são geneticamente selecionadas, para não ficar chocas e diminuir a produção. Quanto mais nova, menor o ovo que ela bota e, à medida que fica mais velha, o ovo fica maior, até atingir o peso necessário, melhor aceito pelos consumidores, para a comercialização”, conclui.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems