Sanitário

Ourofino Saúde Animal lança vacina contra raiva para bovinos e equinos

16/03/2016

Ourovac Raiva compõe portfólio de vacinas na empresa e previne a doença transmitida pela mordida de morcegos hematófagos

Atenta aos prejuízos provocados pela transmissão da raiva em bovinos e equinos, que alcançam milhares de dólares anualmente, a Ourofino Saúde Animal lança a vacina Ourovac Raiva. Considerada endêmica no Brasil, a raiva pode ter graus diferenciados de acordo com a região e sua transmissão ocorre, principalmente, pelo morcego hematófago Desmodus rotundus.

“Nos bovinos, a forma clínica mais comum é a raiva paralítica. Os sintomas podem evoluir para perda da consciência, mugido rouco, aumento do volume e presença de espuma na saliva, evoluindo para a paralisia dos membros”, explica Marcus Buso, gerente de produtos da empresa.

Nas regiões endêmicas, o controle da raiva é feito com a vacinação sistemática de 100% dos animais susceptíveis e o controle dos morcegos hematófagos. “Para que a vacinação proteja contra a doença é necessário que o animal seja vacinado e consiga produzir anticorpos antes da inoculação do vírus da raiva, por isso, quando consideramos a vacinação, deve-se ter em mente que a vacina precisa de 21 dias para oferecer proteção aos animais”, orienta Buso.

Produzida no Parque Fabril da Ourofino, a vacina Ourovac Raiva é composta por vírus rábico fixo inativado adsorvido pelo gel de hidróxido de alumínio, produzido em cultivo celular. Sua aplicação deve ser subcutânea nos bovinos e intramuscular nos equinos.

A novidade no mercado reforça o comprometimento e a forte atuação da Ourofino no segmento de biológicos.

Fonte: Agrolink