Sanitário

Ourofino orienta sobre o controle do carrapato em bovinos

30/09/2015

No período chuvoso, entre setembro e março, a combinação de umidade ao calor faz com que a proliferação do carrapato bovino (Rhipicephalus microplus) aumente consideravelmente em todas as regiões do Brasil. O parasita causa prejuízos diretos ao bovino como estresse, perda de peso, anemia, entre outros sintomas e para o produtor traz gastos excessivos com insumos, perdas na qualidade do couro do animal e assim prejuízos econômicos. Além de o carrapato ser o principal agente transmissor da Tristeza Parasitária Bovina, doença que pode levar à morte do animal.

O controle estratégico deve ser iniciado logo no começo do período chuvoso para evitar que o parasita se desenvolva e se reproduza. O tratamento pode ser por meio de banho de imersão, por aspersão, por pulverização ou pour-on (aplicação do produto no dorso do animal). Em sua linha de cuidados para bovinos, a Ourofino Saúde Animal destaca os ectoparasiticidas para o tratamento contra carrapatos, mosca-dos-chifres e bernes: o Fluatac Duo à base de Fluazuron e Abamectina, com apresentações de 1 litro e 5 litros com aplicação pour on; e o Colosso FC30 com fórmula inédita, o produto associa os ativos Fenthion, Cipermetrina e 30% de Clorpirifós, para pulverização e indicado para os parasitas mais resistentes.

Quando o parasita não é totalmente eliminado em um primeiro tratamento, eles saem do bovino e sobrevivem no campo, assim se reproduzem e botam novos ovos. “O grande diferencial do Colosso FC30 é que ele provoca o efeito knock-down ao matar os carrapatos no momento da aplicação, independente da etapa de vida. São dois dos mais completos produtos do mercado para o controle de parasitas externos e, ao fazer o uso dessas duas soluções juntas, o produto obtém mais eficiência no combate aos parasitas. O Fluatac Duo quebrará o ciclo do carrapato impedindo sua reprodução e o Colosso FC30 limpará os bovinos de vez”, completa Jean Pericole, gerente de produtos da Ourofino Saúde Animal.

Fonte: Agrolink