Gerenciamento de Produção

Oferta, demanda e investimentos na produção de rapadura

Fonte: Sebrae MG 

Mercado em Minas Gerais

A rapadura encontra-se amplamente difundida no território mineiro, sendo considerada como o principal produto alternativo da cana-de-açúcar.
A rapadura é muito bem aceita pelo mercado consumidor. Contudo, com a crescente busca de qualidade por parte dos consumidores, os produtores devem buscar aperfeiçoar suas técnicas de produção.

 

A venda deste produto é feita em lojas de produtos naturais, armazéns, supermercados, bares, padarias e demais lojas afins. Outro aspecto relevante é que a venda, na maioria dos casos, é feita diretamente do produtor ao consumidor.

A maior procura na região Sul de Minas Gerais é por rapaduras mistas (adicionadas de amendoim, coco, mamão, abóbora ou outra substância que confira sabor diferenciado à rapadura).

No entanto, a rapadura pura também apresenta excelente demanda. A rapadura pura pode ser dissolvida em água de boa qualidade, própria para o consumo humano, e ser empregada na fabricação da cachaça.

Neste caso, a rapadura funciona como reserva ou estocagem do açúcar que será fermentado para a obtenção da cachaça, ampliando assim o período de produção do alambique em determinada safra.

Investimentos complementares

A tabela seguinte mostra os investimentos necessários para a adaptação do alambique visando à produção da rapadura.
:: Clique aqui para acessar a tabela – “Investimentos para adaptação do alambique para a produção da rapadura”

Fonte: http://www.sebrae.com.br/setor/derivados-de-cana/outros-derivados/rapadura/integra_bia?ident_unico=1481