Notícias

Ocesp e Holambra II pedem ao governo regularização de açudes

São Paulo (23/3) – Dirigentes e produtores rurais da Holambra II, cooperativa de Paranapanema, região sudoeste do estado, foram recebidos na segunda-feira, dia 16, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin. Acompanhados pelo presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, pela diretora-executiva da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (Aspipp), Priscila Sleutjes, e pelos empresários do setor Frederico D’Ávila e Marco Antonio Cardoso, os produtores reivindicaram a regularização de açudes destinados à irrigação agrícola.

Esses açudes são construídos em Áreas de Preservação Permanente (APPs), perto de rios, e não há regulamentação referente no Novo Código Florestal. “Solicitamos ao governador que se busque um processo ágil de regularização de açudes, uma vez que a agricultura irrigável na nossa região tem crescido a cada ano”, salientou Simon Veldt, presidente da Holambra II, acrescentando que o Sudoeste não tem sofrido com a falta de água como outras regiões do estado.

Alckmin se dispôs a estudar uma forma de regularizar a reservação de água para irrigação de lavouras. A reunião contou também com a presença do secretário de Energia João Carlos Meirelles. A cooperativa Holambra II reúne 130 produtores associados com atividades em 45 mil hectares. As principais culturas da região são milho, soja, trigo, feijão, algodão, frutas e flores.

Fonte: Assimp Sistema Ocesp