Notícias

OCB/MT promove mesa internacional sobre Educação Corporativa

Cuiabá (17/3) – No dia 9 de abril, no Centro de Eventos Pantanal em Cuiabá (MT), das 9h às 12h, o Sistema OCB/MT promoverá um grande debate sobre educação cooperativa com a participação de representantes de três países onde o cooperativismo tem grande relevância socioeconômica: EUA, Canadá e Espanha. A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – realizará uma Mesa Redonda Internacional, com o tema: Educação Corporativa – Experiências Transformadoras e de Sustentação dos Empreendimentos Cooperativos. O objetivo é compartilhar experiências de sucesso por meio de ações empreendedoras, valorizando a educação e fortalecendo o cooperativismo.

O painel integra a programação do XXI Sueco (Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins) e do 2º Simpósio Internacional de Integração Cooperativista de Mato Grosso. “Vamos receber representantes dos países onde fomos buscar conhecimento para implantarmos nossa faculdade do cooperativismo, a segunda voltada a preparar gestores de cooperativas do Brasil”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

A mesa será presidida pelo presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, e moderada pelo especialista em cooperativismo mestre e professor Derli Schmidt, que é Diretor da Escola Superior do Cooperativismo RS (Escoop).

Os debatedores serão:

– Claude-André Guillotte, formado em direito, é diretor do Instituto de Pesquisa e Educação para as cooperativas e mutualidades da Universidade de Sherbrooke (IRECUS) – Quebéc, Canadá, mestrado em gestão e governança das cooperativas e sociedades mútuas. Seu projeto de doutorado é a criação de riqueza e valor pela cooperativa.

– Participa também Fabio Ribas Chaddad, Doutor em economia aplicada com título Financial Constraints in U.S Agricultural Cooperatives: Theory and Panel pela University Of Missori Columbia e atual, professor pesquisador na University Of Missori-Culumbia EUA.

– Da Espanha, a mesa será composta por dois representantes: Mikel Lezamiz, que é diretor de difusão cooperativista da Mondragón Corporación Cooperativa – MCC e formado em Ciências Políticas e Sociologia, e doutorando em engenharia da organização falará sobre modelos de cooperativismo na Espanha e Jose Pérez, da Fundación Espriu, de Barcelona – Espanha.

INSCRIÇÕES – Dirigentes e cooperados que fazem parte do Sistema OCB/MT podem participar da Mesa Redonda Internacional, sem nenhum custo e poderão fazer o download da ficha de inscrição e enviá-la até o dia 30/3, impreterivelmente, ao e-mail: matriculas@sescoopmt.coop.br. Não serão recebidas inscrições no local.

Os interessados em participar de toda a programação do SUECO, podem fazer sua inscrição pelo site http://www.sueco.com.br/ e fazer o recolhimento da taxa de inscrição. No site é possível localizar informações sobre hospedagem e outros serviços do evento. O SUECO está programado para os dias 8 e 10 de abril.

SUECO – O Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins – SUECO em sua 21ª edição, é um dos eventos de maior relevância e participação do Cooperativismo de Trabalho Médico, tendo em vista a troca de informações e a riqueza do intercâmbio gerado entre os participantes de todo o Brasil.

Fonte: Assimp Sistema OCB/MT