Criação de Valor Compartilhado

O valor compartilhado como estratégia organizacional

Por Prof. Dr. Carlos Eugênio Friedrich Barreto

Palavras chave: estratégia, valor compartilhado, social.

 

            É de conhecimento geral que o ambiente competitivo cria desafios crescentes à sobrevivência das empresas, mais desafiador torna-se manter margens capazes de remunerar em nível atrativo o capital do investidor. Cada vez mais a empresa precisa entender que o seu sucesso depende de sua competência de gerar valor compartilhado a todos os seusstakeholders.

A criação e a entrega de valor compartilhado implica a incorporação de uma missão social ampla na cultura corporativa e a alocação de recursos capazes de gerar inovação para ajudar na solução de problemas sociais. Enfim, a missão ampliada do capital é resolver problemas sociais com lucro para o investidor. Isso traduz sustentabilidade na medida em que mantém o equilíbrio entre as variáveis do campo econômico, social e de recursos naturais mobilizados em sua operação.

A GE (General Electric) é um bom exemplo de empresa que se posiciona como uma empresa dedicada à solução de problemas sociais, ajudando a resolver problemas de infraestrutura, energia e saúde da população. Também, segundo Pftizer, Bockstette e Stump (2013), empresas de alimentos como Nestlé, Unilever e Danone estão se reposicionando como empresas de nutrição e saúde, isso vai muito além de simplesmente vender produtos alimentícios, implica desenvolver soluções com alimentos funcionais capazes de nutrir e prevenir possíveis doenças à população.

Outro bom exemplo, também apresentado pelos autores aquicitados, é o da Dow Chemical com o aprimoramento das sementes de canola e girassol, utilizadas para produzir óleo de cozinha. O óleo derivado dessas sementes é muito superior ao oriundo da soja, por exemplo, seu principal concorrente; produz o dobro de óleo por hectare, rentabilizando mais o agricultor, maior prazo de validade de fritura e na comercialização reduz os custos operacionais da indústria de alimentos. Importante também, observar que o óleo de canola e o de girassol apresentam níveis mais baixos de gordura saturada do que os concorrentes e não contêm gorduras trans. Essas substâncias consumidas em excesso podem causar doenças coronarianas e elevar a pressão arterial.

Desde seu lançamento, em 2005, as sementes de canola e de girassol, para fazer óleo de cozinha, têm sido a linha mais vendida pela Daw.Esse caso mostra que inovar para resolver problemas sociais, criando valor compartilhado pode tornar a empresa maisrentável, maissólida e mais legítima em seu propósito, o que contribui para a sua perenidade.

Referências Bibliográficas

PFITZER, M.; BOCKSTATTE, V & STAMP, M. Inovando o valor compartilhado. HBR

Fonte: http://www.arbache.com/