Tire suas Duvidas

O que visa a agricultura sustentável?

• A produção de alimentos seguros e saudáveis. As explorações agrícolas devem produzir alimentos de alta qualidade, seguros e saudáveis.

• A conservação dos recursos naturais. O que é retirado do ambiente deve ser devolvido ao ambiente, de modo que recursos como a água, o solo e o ar sejam mantidos em boas condições para as gerações futuras. Os fatores de produção químicos, como os adubos e os pesticidas, devem ser utilizados judiciosamente. A agricultura sustentável tem uma função a desempenhar também na atenuação das alterações climáticas e na adaptação a estas.

• A garantia da viabilidade econômica. As explorações agrícolas devem gerar receitas suficientes para se manterem em atividade. As explorações agrícolas sustentáveis devem contribuir para o reforço da economia e para o desenvolvimento equilibrado do território.

• A prestação de serviços ao ecossistema A biodiversidade (habitats, espécies e genes) deve ser protegida. A agricultura presta serviços valiosos, como a retenção de água e de nutrientes, a conservação dos solos, espaços de lazer e a armazenagem de carbono.

• A gestão do espaço rural As explorações gerem as terras, preservando os habitats de grande valor e a biodiversidade, e mantendo paisagens atraentes que, de outro modo, não existiriam.

• A garantia do bem-estar dos animais Os animais devem ser tratados com respeito e bem cuidados. Devem viver num ambiente tão natural quanto possível e ser alimentados com uma dieta natural adequada.

• O melhoramento da qualidade de vida em zonas de exploração: a atividade agrícola deve contribuir para a qualidade de vida; por exemplo, oferecendo emprego e salários razoáveis. Com a melhoria das condições de vida e das estruturas sociais nas zonas rurais, cria se um ambiente atraente também para os turistas.

 

Fonte: http://ec.europa.eu/agriculture/events/2012/rio-side-event/brochure_pt.pdf