biblioteca

O que é o etanol de celulose?

A principal vantagem do etanol de celulose é que este produto é produzido a partir de culturas que não precisam que ser replantadas depois de colhidas

M&S

Etanol de celulose, mais comumente conhecido como etanol celulósico, é o etanol feito a partir de plantas, e este tipo de etanol utiliza itens como madeira e grama. Enquanto a produção em massa de etanol de celulose ainda é uma indústria em desenvolvimento e que representa uma fonte de lucros não tão rentável, é fato que esta realidade pode mudar caso a produção de etanol celulósico seja intensificada pelos produtores do setor de energia.

A principal vantagem do etanol de celulose é que este produto é produzido a partir de culturas que não precisam que ser replantadas depois de colhidas. O material mais comum usado atualmente para produzir etanol comum nos Estados Unidos é o milho e no Brasil, a cana de açúcar. Alguns especialistas acreditam que o etanol de celulose é capaz de atender a demanda de combustível e ainda poupar o uso de alimentos que poderiam ser utilizados somente para fins alimentícios. Em muitos países já houve debates sobre o uso do milho na produção de etanol, uma vez que esta matéria-prima poderia servir de alimento a muitos países pobres.

A fabricação de etanol de celulose reduziria também a quantidade de combustíveis fósseis necessários para cultivar a terra responsável por fontes tradicionais de etanol. Algumas discussões têm ainda sido centradas no fato de que há realmente um ganho líquido de energia na produção de etanol desta forma. Além disso, o etanol de celulose não necessita de intervenção humana, nem mesmo para se obter as matérias-primas usadas na fabricação do etanol de celulose.

Atualmente, existem alguns problemas que devem ser superados antes do etanol de celulose poder atingir a produção generalizada em larga escala. Isto envolve encontrar uma maneira de extrair energia, tanto quanto possível a partir do produto, adaptando também as instalações e usinas de produção de combustível já existentes para produzir etanol. Para isso, seria necessária uma quantidade significativa de investimento de capital por empresas que buscam utilizar esta produção.

Diversas usinas de produção de etanol no Brasil e nos Estados Unidos estão processando o etanol de celulose para a criação de combustíveis. Essas plantas podem servir como modelos para outras plantas industriais, mas mais trabalho ainda precisa ser executado antes que esta fonte tenha um impacto significativo na indústria.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=o_que_e_o_etanol_de_celulose&id=58421