Soja

Bahia colhe 4,17 mi toneladas na safra 2014/15

Publicado em 21/05/2015

 

O oeste da Bahia finalizou a colheita de soja, safra 2014/15, com uma produção de 4,17 mi toneladas e produtividade média de 49 sacas por hectare. Estes números foram apresentados no 3º Levantamento de Safra, realizado pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

De acordo com o Levantamento, a produtividade média esperada era de 50 sacas por hectare. Esta pequena redução provocada pela estiagem mostra o nível de consolidação da agricultura na região, com solos trabalhados durante anos para ter boa quantidade de matéria-prima e reserva de umidade.

Para as culturas do milho e do algodão, que ainda serão colhidas, a expectativa para a safra 2014/15 teve pequenas alterações. Para o milho, os números se mantiveram. Espera-se colhe 1,78 mi toneladas, com produtividade média de 135 sacas por hectare.

Já o algodão, teve uma pequena redução de área plantada em relação ao 2º Levantamento, divulgado em fevereiro de 2015. Os hectares cultivados passaram de 290 mil para 266,9 mil, devendo produzir 1,081 mi toneladas da fibra.

Estes números só serão concretizados após a finalização das colheitas das duas culturas; o que deverá ocorrer em junho para o milho, e em agosto para o algodão.

O Conselho Técnico da Aiba é formado por representantes de associações de produtores, sindicatos, multinacionais, instituições financeiras e órgãos governamentais que se reúnem de acordo com os calendários de plantio e colheita das safras do Oeste da Bahia, ou em momentos estratégicos para deliberação de assuntos pertinentes ao setor produtivo. As previsões são feitas sempre considerando fatores como, perspectivas de mercado, nível tecnológico, condições climáticas e controle fitossanitário.

Fonte: Ascom Aiba