Tire suas Duvidas

Nove dicas para cuidar da saúde intestinal das aves

06/05/2016

Conheça medidas preventivas, a importância e cuidados necessários no aviário.
Mais da metade do custo de produção do frango passa pelo intestino

Assim como nós humanos, as aves também são o que elas comem. Dessa forma, a médica veterinária e consultora técnica de aves da Cargill Nutrição Animal, Ana Paula Guideli, explica que, como o intestino é um importante órgão para digestão, absorção e o transporte de substâncias e de nutrientes e ainda, é uma barreira natural e imunológica contra infecções, a integridade intestinal tem um impacto direto na eficiência da produção animal e resultado financeiro para o produtor, já que 60 a 75% do custo do quilo do frango passa pelo intestino das aves. Ana Guideli orienta com nove dicas para manter a saúde intestinal e contribuir com a qualidade e produtividade nas granjas:

1 – Verificar a qualidade dos ingredientes das rações por meio de análises laboratoriais.

2 – Ter uma nutrição de precisão que atenda as necessidades da ave.

3 – Garantir uma qualidade e manejo adequado da cama dos frangos, pois ela deve estar seca e confortável para os animais evitando lesões nas aves.

4 – Disponibilizar água na medida correta e assegurar sua qualidade.

5 – Manejo e Ambiência: regulagem adequada e disponibilidade de equipamentos, comedouros e bebedouros, qualidade do ar e conforto térmico das aves.

6 – Biosseguridade: para minimizar os riscos de infecções dentro do aviário que afetem a produção.

7 – Controle sanitário e imunológico das aves com programas vacinais, de anticoccidiano e melhoradores de desempenho adequados aos desafios e características da região.

8 – Monitorar constantemente sua produção é fundamental. Pode ser realizada por meio de necropsias e análises laboratoriais.

9 – Consultar sempre um especialista da área.

Ana destaca ainda que as exigências do mercado obrigam reduzir ao máximo os custos e aumentar ao máximo a eficiência dos animais, tentando melhorar em todos os índices produtivos, razão pela qual é essencial realizar controles exaustivos das matérias-primas, do manejo e da sanidade e utilizar uma nutrição adequada para as aves.

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill, disponibiliza a solução para avicultura “Nutronpoultry”: uma série de programas nutricionais que visam melhorar os resultados da produção avícola para cada situação e necessidades dos clientes. Consulte nossos especialistas.

Fonte: Agrolink