Variedades

Novas Variedades de Laranja

Diamantina e Sincorá são as novas variedades de citros lançadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas, BA. A tangerineira Diamantina, introduzida com sementes vindas dos Estados Unidos, é um híbrido entre a tangerineira Clementina (do Mediterrâneo) e o tangor Murcott (híbrido natural de tangerineira com laranjeira doce, surgido na Flórida, EUA). Os frutos são de tamanho médio, achatado, com casca lisa e aderente. “É uma tangerina excepcional no sabor, no tamanho e na cor, superando inclusive o material que o Brasil importa do Uruguai”, ressalta Orlando Sampaio Passos, um dos pesquisadores responsáveis. O aspecto externo faz dela uma opção para o mercado de fruta fresca, mas pode ser usada no processamento de suco.

A Sincorá é originária da província chinesa de Sichuan. Com casca ligeiramente rugosa, a fruta doce e com poucas sementes tem  vocação para o mercado in natura, mas também serve para processamento. A laranjeira apresenta porte e folhagem semelhantes à Pera, porém com mais vigor e menor incidência de caneluras, doença do complexo da tristeza dos citros.

As duas variedades possuem várias características em comum: porte pequeno a médio, floração principal em setembro (havendo temporãs) e maturação tardia (colheita a partir de agosto), frutos de coloração externa amarela uniforme e polpa alaranjada intensa. Produzem em torno de 40 toneladas por hectare, em espaçamento de 6×4 metros. Segundo Passos, “a oferta mais regular de frutos, ao longo do ano, pode aumentar o potencial de consumo de citros no País”, considerado muito baixo (2,2 kg de laranja e 1,2 kg de tangerina por pessoa ao ano).   O material de    propagação pode ser disponibilizado via borbulhas ou mudas enxertadas. Informações pelo telefone (75) 3621-8028 ou e-mail: sac@cnpmf.embrapa.br.

Matéria retirada da Revista Frutas e Derivados.
Site: http://www.ibraf.org.br/x-re/f-revista.html

Data Edição: 15/01/2007
Fonte: Revista Frutas e Derivados

http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=14583