Manejo

Nova doença está afetando variedades importantes no estado de São Paulo

12/07/2011

Não bastasse a maior quebra de safra já sentida desde 1988, o setor sucroalcooleiro está diante de um novo problema: uma nova doença identificada como Curvularia que ataca folhas e colmos e chega a quebrar a produção em mais de 40%. Esta doença foi detectada sobre a nova variedade CTC10, mas já está ocorrendo sobre uma das mais importantes variedade de cana dos últimos 20 anos a SP81-3250. 

Pesquisadores analisam este problema para confirmar que se trata de uma nova doença ou uma  velha doença que voltou a ocorrer de forma diferenciada. Se for uma nova doença, técnicos do Ministério da Agricultura deverão ser acionados para monitorar e prescrever medidas de controle. 

Não bastasse a ferrugem alaranjada que chegou no ano passado e vitimou uma outra importante variedade a RB72 454, agora vem a Curvularia a atacar a SP81-3250, que ocupa ao redor de 12% das áreas com cana do Centro-Sul do Brasil. Este pode ser no futuro mais um grande problema para o setor enfrentar.Este ano já há uma quebra de safra por problemas de envelhecimento de canaviais, seca, excessivo florescimento, além das fortes geadas ocorridas recentemente nos canaviais ao sul e oeste dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A quebra na produção já atinge 6% em relação ao ano passado e poderá alcançar 10% até o final desta safra, com o florescimento e a geada. 

As usinas estão se preparando e plantando muita cana de inverno e deve plantar cana de ano, visando recuperar parte da produção para o próximo ano. Os fornecedores começaram a reformar seus velhos canaviais, estimulados pelo melhor preço da cana nesta safra

Fonte: Grupo IDEA

http://www.ideaonline.com.br/artigo/nova-doenca-esta-afetando-variedades-importantes-no-estado-de-sao-paulo.html