Soja

Nopa: Esmagamento de soja em junho nos EUA tem recorde para o mês e aumento de 20% no ano

Publicado em 15/07/2015

A Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA (Nopa) divulgou os dados sobre o esmagamento de soja dos EUA e trouxe um recorde de 3,877 milhões de toneladas para o mês de junho nesta quarta-feira (15).

O volume atendeu às expectativa do mercado e é 20% maior do que o registrado em junho de 2014, quando foram processadas 3,231 milhões de toneladas. O número, porém, é ligeiramente menor do que o registrado no mês anterior, de 4,091 milhões de toneladas.

Na temporada 2014/15, o volume já processado de soja pelo EUA chega a 40,771 milhões de toneladas.

Segundo explicou Liones Severo, consultor de mercado do SIM Consult, o consumo de farelo de soja é maior em relação aos anos anteriores, não só nos EUA, mas também nos principais demanadadores mundiais.

“Apesar da gripe aviária, o consumo doméstico americano está 7% maior. A equivalência em grão do aumento do consumo de farelo corresponde a cerca de 15 milhões de toneladas que, somado ao aumento das exportações de grãos, somam cerca de 28 milhões de toneladas. As grandes safras estão sendo, literalmente, engolidas pelo consumo”, afirma.

Fonte: Notícias Agrícolas