Soja

No sul do Piauí, chuvas aumentam e soja é plantada

14/01/2014

A expectativa é de um inverno normal, no mínimo melhor que dos dois últimos anos, essa é a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para parte do Nordeste, incluindo o estado do Piauí. Nesta terça-feira (14), o dia é de mais chuvas em várias cidades piauienses, incluindo as cidades do semiárido, onde a escassez de chuva preocupa.

Na região do cerrado piauiense, as chuvas que caem nos últimos dias animam os agricultores e fazendas iniciaram a plantação de soja. “Estamos esperançosos de um ano melhor para nós, os dois últimos foram ruins, e houve muitas perdas. A previsão é de restabelecer a produção e atingir uma ótima safra”, lembra o engenheiro agrícola Adelar Lopes.

Na última safra, o Piauí colheu apenas 1,6 milhão de toneladas de grãos nos Cerrados. A previsão para esta safra é de um aumento de mais de 80% na produtividade. Na última, a produtividade foi de 1,2 mil quilos por hectare. Para este ano, estima-se uma produtividade de 2,3 mil quilos por hectare.

No extremo-sul do Piauí, na região produtora de gado, a previsão é de um ano melhor com mais chuvas e menos prejuízos com perdas de animais. Pequenas barragens de contenção usadas durante boa parte do ano para o gado beber encheram. Mesmo assim, ainda não é o suficiente para um ano regular.

Fonte: Governo do Estado do Piauí
Autor: Josué Nogueira