Máquinas e Implementos Agrícolas

New Holland apresenta novas motorizações com normas Tier 4A

22 de Dezembro – 2010

A New Holland apresentou recentemente novos modelos de tractores agrícolas com motorizações de acordo com as normas Tier 4A. A alguns meses de entrar em vigor o regulamento de emissões aplicado às máquinas com potências de motores entre 130kW e 560kW (a partir de 2011), a marca apresentou à imprensa europeia, em Turim, com pompa e circunstância, os novos modelos das gamas T7, T8 e T9, com novas motorizações e novo design.

Os novos modelos estão equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Selectiva) desenvolvidos pela Fiat Power Tech­nologies sendo que, de acordo com a New Holland, “um dos elementos fundamentais da tecnologia SCR é o AdBlue/DEF”, uma solução que é injectada no sistema de pós-tratamento para neutralizar as emissões nocivas dos gases de escape produzidos durante a combustão. Ainda de acordo com a marca o sistema AdBlue/DEF para as gamas T7, T8 e T9 foi concebido para “uma intervenção mínima por parte do operador, necessitando apenas de ser enchido em cada reabastecimento de gasóleo”. Além disso, encontra-se localizado, junto ao depósito de combustível pré-existente, para simplificar o enchimento. Os operadores são mantidos continuamente informados sobre os níveis de AdBlue/DEF graças aos visores incorporados na cabina. O preço inicial de compra do AdBlue é mais do que compensado pela poupança de combustível proporcionada por esta solução de ponta.

Para Portugal

Os modelos apresentados em Turim estão já disponíveis em Portugal. De acordo com os responsáveis da New Holland para Portugal, os modelos T9 e T8 são residualmente vendidos em Portugal, já que são modelos de elevada potência e agricultura intensiva que, aliado às características do terreno em Portugal e mesmo ao tamanho das explorações agrícolas nacionais, não são modelos muito requisitados pelo empresário agrícola nacional. ­Aliás, o modelo T9 e respectivas motorizações não fazem parte do catálogo de produto para Portugal sendo, no entanto, existe a possibilidade de os adquirir através de encomenda directa à New Holland. Já o modelo T7 é um modelo com maior número de vendas no nosso país, segundo fonte da marca.

Outra das novidades apresentadas em Turim foi a reorganização das siglas dos modelos (T7, T8 e T9), já que a partir de agora a cavalagem estará identificada no nome. Por exemplo, o modelo T8.320 designa que o modelo em questão é da gama T8 com 320 cavalos, ou seja “o número à direita do ponto passa a designar a cavalagem do motor, permitindo uma melhor identificação por parte do consumidor”. Assim, a partir de 2011 a New Holland terá 20 tractores, seis modelos de ceifeiras debulhadoras equipadas com motorizações a respeitar as normas Tier 4A.

Franco Fusignani, novo presidente

Após o encontro de Turim, a New Holland anunciou a no­mea­ção de Franco Fusignani como presidente e director executivo da New Holland Agricultural Equipment S.p.A. em substituição de Barry Engle, que deixou a CNH para se dedicar a outros projectos. Franco Fusignani assumiu as novas funções desde 20 de Setembro de 2010 mantendo o seu cargo actual como Director Executivo da CNH International SA. De acordo com a New Holland: “Franco irá impulsionar ainda mais o crescimento da New Holland Agriculture  em todo o mundo apoiado por uma forte estratégia de investimento contínuo  em novos desenvolvimentos, uma excelente rede de concessionários e de serviços de apoio”.

*o jornalista viajou a Turim a convite

da New Holland

Novos T7, T8 e T9

Algumas das características principais das nova gamas de tractores agrícolas da New Holland, apresentados recentemente em Turim, Itália.

T9

– Escolha da estrutura padrão com um máximo de 557cv ou de uma estrutura sólida com um máximo de 669cv para uma flexibilidade total.

– Níveis de ruído reduzidos na cabina.

– Os motores Cursor 9 e 13 SCR da Fiat Powertrain Technologies para conformidade com as normas Tier 4A relativas a emissões.

– Melhor desempenho hidráulico com um máximo de 428 litros/minuto.

– Estrutura robusta para possibilidades excepcionais de lastragem.

– Múltiplas opções de pneus, incluindo compatibilidade com pneus Super Single para modelos de estruturas padrão.

T8

– O novo design compacto de grande distância entre eixos, com 3450mm.

– O hidráulico dianteiro de metal fundido totalmente integrado optimizado para uma melhor manobrabilidade.

– Motores Cursor 9 SCR da Fiat Powertrain Technologies para conformidade com as normas Tier 4A relativas a emissões permitem obter custos de exploração 17% mais baixos.

– Transmissão automatizada UltraCommand™ com Powershift integral.

– Gestão da velocidade em relação ao solo para um controlo preciso da velocidade.

– Caudal hidráulico de até 274 litros por minuto com MegaFlow.

T7

– A gama T7 accionada pelo motor Nef SCR de 6,7 litros da FPT para conformidade com as normas Tier 4A oferece maior desempenho e eficiência.

– Foram adicionados quatro modelos de distância curta entre eixos a esta nova linha.

– Transmissão de variação contínua Auto Command da New Holland, fabricada internamente, na Antuérpia, para precisão de funcionamento e economia de combustível.

– Relação peso/potência de 28,3kg/cv.

– Caudal hidráulico de até 140 litros/minuto.

Fonte: http://www.vidarural.pt/content.aspx?menuid=19&eid=5574&bl=1