Trigo

Moagens francesas pedem fim da taxa de importação do trigo branco

por Emília Freire

25 de Janeiro – 2011

A associação francesa de moagens de trigo quer que a UE suspenda provisoriamente os direitos de importação do trigo branco, fixados em 12€/ton.

A associação francesa de moagens de trigo pediu ao ministro da Agricultura, Bruno le Maire, que faça pressão em Bruxelas para que se suspendam provisoriamente os direitos de importação aplicados ao trigo branco, atualmente fixados em 12€/ton.

Segundo o balanço do trigo branco para a campanha 2010/11, realizado por FranceAgriMer – entidade pública francesa para os setores da agricultura e pescas, as existências no final da campanha serão de 1,97 milhões de toneladas, o que implicaria menos de um mês de utilização. Segundo a associação, com estes stocks, qualquer atraso na colheita 2011 poderá criar problemas de aprovisionamento nas moagens.

A organização francesa ORAMA (que agrupa os produtores de grandes culturas, como trigo, milho, oleaginosas e proteaginosas), disse que se bem que se opõe a qualquer taxa comunitária de exportação de cereais, apoia a eliminação, até ao final da campanha, das tarifas sobre as importações de cereais para alimentação animal.

Fonte: http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=5619&bl=1&page=6