Sanitário

Missão russa deve vir ao Brasil em dezembro para inspecionar indústrias de carne

Publicado em 13/10/2016

A Rússia deve enviar ao Brasil, no início de dezembro, uma missão técnica para inspecionar indústrias processadoras de carnes bovina, suína e de aves. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, após se reunir com o vice-chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária russo, Yevgeny Nepoklonov, em Moscou. No encontro, Novacki também destacou a importância do diálogo entre os dois países para o fortalecimento do comércio bilateral.

O Mapa – informou o secretário-executivo durante a audiência – lançou recentemente o Plano Agro+. Trata-se, acrescentou, de um conjunto de medidas voltadas à desburocratização, simplificação e modernização das normas e procedimentos do ministério. O objetivo é facilitar o comércio de produtos agropecuários nos mercados interno e externo. Novacki fez ainda gestões para viabilizar os embarques brasileiros de ingredientes de rações pets para a Rússia.

Outro ponto tratado na audiência foi a abertura do mercado brasileiro a peixes e trigo da Rússia. Yevgeny Nepoklonov lembrou que o assunto foi debatido entre os dois países durante a última reunião do G20, na China. Novacki reforçou o desejo do Brasil em intensificar as trocas comerciais com aquele país.

Fonte: Mapa