biblioteca

Ministros da Agricultura do Brasil, da Argentina e do Uruguai reforçam parcerias

Publicado em 29/08/2016

Acompanhado do governador José Ivo Sartori, Blairo Maggi se reuniu com Ricardo Buryaile e Tabaré Aguerre

Os ministros da Agricultura do Mercosul se encontraram na 39ª Expointer, em Esteio (RS). Blairo Maggi, do Brasil; Ricardo Buryaile, da Argentina; e Tabaré Aguerre, do Uruguai; se reuniram na casa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Parque Assis Brasil, para tratar de questões comuns aos três países do Cone Sul. O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartoni (PMDB), participou das reuniões.

Na reunião com os argentinos, Blairo adiantou que um dos temas a serem tratados na viagem à Ásia, que liderará a partir desta terça-feira (30), é a questão da soja. Segundo o ministro, Estados Unidos, Brasil e Argentina produzem 90% do mercado de grão da soja e precisam ajustar posição para conversar com a China, que impõe barreiras à exportação de farelo.

Já o ministro argentino avaliou o encontro como mais um passo para o incremento das relações comerciais entre os dois países e para que busquem, juntos, novos mercados. Os principais pontos abordados foram as questões sanitárias e o intercâmbio na área da pesquisa. Entre as parcerias que a Argentina busca com o Brasil, uma visa a agregar valor à soja.

Uruguai

Após a reunião com a comitiva da Argentina, Maggi e Sartori conversaram com o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre.

No encontro, foram tratadas questões referentes à criação de uma política comum de controle de enfermidades transfronteiriças para garantir a qualidade e a competitividade dos produtos do bloco e importação de produtos lácteos pelo Brasil.
Os dois encontros ocorreram nesse domingo (28).

*Com informações do governo do Estado do Rio Grande do Sul

Fonte: Mapa