biblioteca

Ministra tenta solução para repasse a estados inadimplentes

16/07/2015

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta quarta-feira (15.07) que o governo federal vai procurar uma solução para viabilizar o repasse de recursos destinados à defesa agropecuária a estados inadimplentes.

O Ministério da Agricultura vai disponibilizar este ano, por meio de convênios, R$ 80 milhões para as 27 unidades da Federação investir em sanidade animal e vegetal. Apenas cinco, porém, estão aptos a receber a verba porque estão adimplentes com o União. São elas: Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo e Ceará.

Kátia Abreu informou que está em contato com o ministro Joaquim Levy (Fazenda) para solucionar o problema e que conta com apoio da presidenta Dilma Rousseff.

“Não podemos esperar. O ministro Levy está trabalhando no assunto porque isso diz respeito à saúde humana. É uma questão de segurança nacional”, disse a ministra, durante coletiva de imprensa nesta tarde.

O investimento em defesa agropecuária, de acordo com Kátia Abreu, é necessário para garantir a saúde dos consumidores e a sanidade dos produtos. “Esta é a prioridade máxima do ministério. Queremos estar entre os dez melhores países do mundo em defesa agropecuária dentro de três anos”, assinalou.

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento