Notícias

Ministério do Trabalho concede registro a sindicato de cooperativas

Concessão foi publicada no DOU de hoje e evidencia a força do cooperativismo como categoria econômica

Brasília (19/3) – O Ministério do Trabalho e Emprego concedeu mais um registro sindical no país. Desta vez, o reconhecimento foi feito ao Sindicato das Cooperativas Agropecuárias da cidade de Adamantina, interior paulista. Para o Sistema OCB, esta concessão representa a consolidação da imagem do cooperativismo como categoria econômica. O ato foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a concessão do registro a mais um sindicato de cooperativas representa um marco na história do cooperativismo brasileiro. “Temos atuado fortemente com a intenção de evidenciar a força do cooperativismo e sua capacidade de transformar a realidade das pessoas, incluindo-as socioeconomicamente. Para se ter uma ideia, as cooperativas são responsáveis por gerar cerca de 324 mil empregos diretos no país”, reforça Márcio Freitas.

Segundo o presidente, a consolidação do sistema sindical cooperativista é uma das atribuições da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). “O reconhecimento desse braço do cooperativismo é fundamental para equilibrarmos as relações de trabalho entre cooperados e empregados, reconhecendo, de forma expressa, que as cooperativas integram a uma categoria própria, merecendo uma representação específica, alinhada aos seus princípios básicos e sua particularidade econômica”, declara Márcio Freitas.

Fonte: OCB