Catálogos técnicos e de produtos

Minas recebe unidade de fertilizantes

A cidade de Uberaba, em Minas Gerais, receberá uma unidade produtora de amônia e um gasoduto voltado para o empreendimento. As obras começam em fevereiro do ano que vem.

Da redação

São Paulo – A cidade mineira de Uberaba vai receber uma unidade produtora de fertilizantes nitrogenados e um gasoduto. Estava prevista para a manhã desta quinta-feira (17) a assinatura de um protocolo de intenções, a respeito dos investimentos, entre Petrobras, Cemig e o governo de Minas Gerais, os três envolvidos no projeto.

A partir do protocolo devem ser desenvolvidas ações para viabilizar economicamente a unidade de fertilizantes, pela Petrobras, e do gasoduto, pela Cemig, para abastecer a fábrica de amônia. A presença da presidente da República, Dilma Rousseff, também era esperada para o lançamento dos dois projetos.

A fábrica de fertilizantes deverá ter capacidade de produção de 519 mil toneladas por ano de amônia e irá consumir 1.257 mil metros cúbicos ao dia de gás natural. A obra começará em fevereiro de 2012 e será concluída em dezembro de 2014. Serão investidos US$ 1,3 bilhão, de acordo com informações divulgadas pela Petrobras.

A região do Triângulo Mineiro, onde fica Uberaba, é o principal pólo de fertilizantes fosfatados do Brasil e a unidade nova irá atender demandas também de outros estados, como Goiás, Mato Grosso e São Paulo.

A amônia é matéria prima para a produção de mono-amônio-fosfato (MAP), um fertilizante utilizado, principalmente, nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão, laranja, entre outros. Hoje, a amônia é importada de Trinidad e Tobago e Venezuela.

veja a noticia original em: http://www.anba.com.br/noticia_industria.kmf?cod=11656233

Fonte:  http://www.halalislam.com/br/news.php?readmore=75&album_id=1