Cana de Açúcar

Minas Gerais deve produzir mais álcool em 2016

17/04/15
O setor sucroalcooleiro deve crescer 1,8% em Minas Gerais com a safra 2015/2016. A principal razão é o aumento de dois pontos percentuais no volume de etanol misturado à gasolina, que passou de 25% para 27%.

A expectativa é que a quantidade de álcool seja 12% maior. Estima-se que sejam produzidas 60,5 milhões de toneladas de cana de açúcar, que se transformarão em 3,1 bilhões de litros de etanol e 2,9 milhões de toneladas de açúcar.

A área plantada aumentou em 0,3%, passando para 808 mil hectares, e a produtividade quilo de cana por hectare cresceu 1,5%. O estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional da produção de álcool e açúcar, setor que movimenta R$ 25,8 bilhões, ou 15,5% do total do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro.

Segundo o superintende de Economia e Política Agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, este aumento pode significar uma possibilidade de mudança de cenário: “A indústria sucroalcooleira é a que mais contribui no PIB do agronegócio e vinha sofrendo com a seca. Este aumento representa uma possibilidade de retomada de expansão do setor” comenta.