Milho

Milho destrinchado

Agência de Informação da Embrapa publica conteúdo sobre o grão na internet

Commoditie brasileira estratégica entre os produtos de exportação, o milho está presente em todo o Brasil, seja em grandes empreendimentos rurais ou em propriedades que têm no cereal importante fonte de renda e de subsistência. Atualmente, é a segunda maior cultura anual – depois da soja – e fundamental insumo de criadores de animais como matéria-prima de rações. Pela diversidade de usos e, principalmente, pelo valor socioeconômico que representa, o cereal é o tema da mais nova árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa (www.embrapa.br/agencia), sistema desenvolvido com o objetivo de reunir e oferecer, de maneira mais simples e completa, informações sobre diversos sistemas de produção.

Segundo o editor-técnico do conteúdo da Árvore do Conhecimento Milho, pesquisador José Carlos Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, na Região Central de Minas), trata-se do resultado de cerca de dois anos de trabalho, do qual participaram mais de 50 pesquisadores da unidade e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ). “Sem dúvida, o milho é uma cultura muito abrangente e, por isso, procuramos oferecer informações diversificadas sobre ela”, explica.

Irrigação, colheita, tratos culturais, pragas e doenças, manejo de solo, insumos e equipamentos, custos e rentabilidade são alguns dos aspectos abordados e facilmente encontrados nas formas de navegação da árvore, na internet. Também estão reunidos no site links para conteúdos de outras instituições, que oferecem mais informações de suporte sobre o tema, como o Centro de Inteligência do Milho (CIMilho), desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde podem ser encontrados dados atualizados sobre safras, estoques públicos de grãos, leilões eletrônicos e sobre a conjuntura agropecuária.

Os informes produzidos pela Embrapa Milho e Sorgo também estão disponíveis no site, com destaque para o Grão em Grão e o Informe CIMilho. Assim como as árvores do conhecimento Caju, Ovinos de Corte e Mangaba, a do Milho também vai atender – além das demandas da pesquisa – objetivos do Programa Mais Alimentos, do qual a Embrapa participa como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em apoio à agricultura familiar e à assistência técnica e extensão rural. Os temas desse programa estão relacionados às atividades agropecuárias da pequena.

Desde o início de 2011, esta é a sexta árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa. “A agência é um instrumento de divulgação científica que se consolida cada vez mais e tem se firmado como referência de consulta”, comenta a editora da Agência de Informação Embrapa, Ana Leitão, da Embrapa Informação Tecnológica.

(Estado de Minas – BELO HORIZONTE – (MG) – 21/03/2011 – Agropecuário)

Fonte: http://www.abramilho.org.br/noticias.php?cod=1447